Tropa de Elite

Tarde de terça-feira, 17h45, um frio que não vi no inverno.

Café da manhã
: Ignorado.
Almoço
: No restaurante do Corinthians. Por quilo, arroz, feijão e filé de frango + saladas.
Jantar: (ontem) Meu Strogonoff e o lendário Arroz do Ton.
Na madrugada
: Como sempre, jantei nessa hora (!)
O que ouço
: Há pouco ouvi o Nelsinho dizer que o Corinthians vai pra Sul-Americana.


Não, essa não é uma resenha do ótimo filme.
A elite, neste caso, é a classe mais favorecida da nossa sociedade.
Pela primeira vez na vida, passei algumas horas no Shopping Iguatemi
, aqui em São Paulo. E o que vi, pouco havia visto no Brasil.

Patricinhas, dondocas e seus chihuahuas, e vitrines recheadas de produtos sem preço. Nem imagino quanto deve valor uma simplória bolsa da Louis Vuitton.
E eu, de bermuda, boné e meu All Star encardido.

Ao me deparar com aquelas lojas, faço uma ‘auto-promessa’: não vou comprar nada. Aliás, nem conseguiria.

Um detalhe me chama atenção: numa dessas lojas de calçados esportivos, de uma grande rede, uma placa ressalta a “promoção”. Qualquer par daquela gôndola, por ‘apenas’ R$ 200,00. O curioso é que numa filial da mesma empresa, só que num shopping mais popular, por assim dizer, este mesmo anúncio exclama a oferta por R$99,90.

Não resisto. Ponho a mão no bolso. Tiro a carteira. Saco minha potente nota de 10 mangos. Como um pão de queijo. Enquanto isso, na entrada, dois pedintes disputam o troco da revista comprada por uma dessas Pátis.

Falando em mazelas da sociedade brasileira, e pra não perder o gancho, assistam o filme homônimo desta postagem. Quem também viu a cópia pirata sabe do que estou falando. Wagner Moura merece um Oscar.

Nenhum comentário: